39º Conferência Mundial de Escoteiros

Decisões que vão afetar a vida de 31 milhões de jovens em todo o mundo, troca de experiências e nortear procedimentos. Tudo isso e muito mais está sendo debatido na 39.ª Conferência Escoteira Mundial, que está sendo realizada em Curitiba até o dia 14 deste mês.


O evento conta com representantes de 150 países e é a primeira vez que um congresso desse porte é realizado na América do Sul. O Brasil conta hoje com 70 mil escoteiros. São Paulo é o Estado com maior número de adeptos (17 mil), seguido do Paraná e Rio Grande do Sul (cada um com sete mil praticantes).

A Conferência Escoteira Mundial (World Scout Conference) é a Assembleia Geral do Escotismo. É o órgão máximo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro e reúne-se a cada três anos, sempre em um país diferente.

Fazem parte da Organização Mundial todos os seus membros, que são as Associações Escoteiras Nacionais reconhecidas. Somente uma associação é reconhecida em cada país. Em alguns países, onde há várias associações, estas são organizadas em Federações, que são as detentoras deste reconhecimento.

O presidente do comitê de organização da Conferência Escoteira Mundial, vereador Paulo Salamuni, lembrou que a preparação para a conferência começou há 7 anos e a prefeitura de Curitiba sempre deixou as "portas abertas" para auxiliar a realização do evento. "A soma de esforços e dedicação, que resultou na 39ª Conferência Escoteira Mundial, é uma homenagem a todos que fazem do escotismo um ideal de vida, a serviço da educação de crianças e jovens", afirmou Salamuni.

Rio: como ajudar as vítimas

Saiba como fazer sua doação para os fluminenses que sofrem com as chuvas neste início de ano


A chuva que se abateu sobre a região serrana do Rio de Janeiro neste início de ano produziu superlativos inglórios e já se impõe como o pior desastre natural da história do país – fazendo centenas de vítimas fatais. É preciso ajudar os fluminenses a superar a tragédia. Órgão de governos, organizações não-governamentais e cidadãos de todo o país estão mobilizados neste sentido, recolhendo mantimentos, medicamentos e dinheiro para o socorro às vítimas e a reconstrução das cidades arrasadas pelas chuvas. Confira a seguir entidades que podem fazer este trabalho – leia também orientações gerais para doação

Orientações gerais para doação:

 Pesquise sobre as várias instituições existentes antes de escolher aquela a quem confiará sua colaboração.
 Evite organizações recém-formadas e aposte naquelas que já comprovaram responsabilidade e eficiência em outros projetos.
 Fique atento a e-mails falsos, supostamente ligados às instituições, que solicitam ajuda via links suspeitos da internet.
 Acompanhe, nos próximos meses, as ações da organização escolhida, para saber como sua doação está sendo utilizada e se a instituição precisa de novo apoio para completar seus esforços.
 Quem deseja se voluntariar ao apoio presencial às vítimas deve ter experiência prévia em desastres ou habilidades técnicas para se candidatar. O ideal é aliar-se a uma organização que já possua estrutura e equipe formada. 

Relação de entidades

Blumenau sedia 11º Fórum Mundial de Jovens Escoteiros




A cidade de Blumenau recebeu o 11º Fórum Mundial de Jovens Escoteiros. A abertura aconteceu às 20h30min, no Teatro Carlos Gomes, e prosseguiu no Viena Park Hotel. O evento reuniu aproximadamente 190 participantes de 70 países, entre eles México, Kênia, Egito, Coréia, Suíça e Estados Unidos.

No fórum, foram discutidos os valores do escotismo, que completou um século de atividade no Brasil em 2010. Os jovens, com idades entre 18 e 26 anos, também trocarão experiências promovidas com a sociedade e o meio ambiente nas regiões onde vivem.

É a primeira vez em 11 edições que o Fórum Mundial de Jovens Escoteiros é organizado na América Latina. O fórum é exclusivo aos adeptos do escotismo e antecede a conferência mundial, que será promovida em Curitiba.

Durante o evento o brasileiro Felipe de Paulo, 22 anos, membro do Grupo Escoteiro 41/RJ, foi eleito com o maior número de votos para o Conselho Juvenil do Comitê Escoteiro Mundial. O conselho tem mandato de três anos e tem atribuições como levar as recomendações  do Fórum de Jovens Líderes para o Comitê Mundial; planejar o próximo Fórum que acontecerá na Itália ou Eslovênia; e participar nos subcomitês do Comitê Mundial.  

Além do Felipe de Paulo (Brasil) foram eleitos para o Conselho Juvenil do Comitê Escoteiro Mundial os escoteiros: Vemund Ovesen (Noruega) ,  Muath Zmaili (Jordania), Doina Postica (República da Moldóvia), Sarah Rita Kattan (Líbano), Esben Holager (Dinamarca).